"Por Deus, tenham um blog!" Papa Bento XVI


Coragem, Levanta-te! Jesus te Chama!


terça-feira, 7 de maio de 2013


A missão acontece

“É missão de todos nós, Deus chama quero ouvir a sua voz...” Zé Vicente

 

A missão é um acontecimento: nas palavras do pregador, no testemunho dos fiéis, na simplicidade da convivência e no amor fraterno. Pensar a missão como algo programado, uma tabela ou esquema determinado não é difícil para nós, pois vivemos num mundo calculista, de razão instrumental e pragmático; a compreensão da missão como acontecimento supera tudo isto. A linguagem da vida partilhada é, com frequência, a única palavra que dispomos. “Se a Palavra se fez Carne, foi também para que a carne pudesse se fazer Palavra)” (T. Radcliff)

A preocupação com esquemas e planejamentos favorecem a dinâmica e a organização de nossas ações, não precisamente para o acontecer da missão que, como obra de Deus ultrapassa tudo isto. (Mt 14,14-18)

Considerando que somos pequenos e frágeis instrumentos do Senhor, na linguagem do profeta somos barro nas mãos do Oleiro, não compreendemos bem a missão que acontece sem nossos planejamentos. Não é de se estranhar a preocupação dos missionários e da Igreja com a missão. Como limitados e frágeis temos de nos reunirmos muito para planejar a missão. Não queremos que nada dê errado. Eis nossa fraqueza. Queremos mais eficácia na ação por isso planejamos. Aceitar a missão que acontece segundo os desígnios de Deus orientado por seu Espírito não é tão fácil para nós. Tanto que é que em nossas paróquias e Congregações passamos uma boa parte do tempo em reuniões de planejamentos para missão. Reunimos, reunimos e reunimos. Reunimos até para certificar se ficou tudo definido na última reunião. Imagina se a missão dependesse de nossas reuniões para acontecer? Entretanto a missão acontece também enquanto acontecem as reuniões. Sem a clareza do método e da preparação Cristo pode evaporar-se , dispersar-se e ser anulado, ficando o missionário mais importante que a missão. (At 17,16-34)

A missão é de Deus e a vida é dinâmica, por isso acontece enquanto acontecem tantas coisas em nossa vida. E nós também temos missão, missão de propagar a missão que e de Deus, e essa tarefa é nossa, se não a fizermos fará por nós as pedras. Enquanto propagadores da Boa Nova de Jesus Cristo o Filho de Deus, (Mc 1,1).Em nós a missão acontece, somos missão enquanto espaço de expressão viva da missão de Deus. Toda a vida do cristão autêntico é missão, pois, exala o suave perfume da misericórdia de Deus. Atrai os demais para Deus.

Acolhemos em nós e em toda a nossa vida a missão que é Deus. É nessa acolhida que a vida se torna missão. O acolhimento é sinal de aceitação, de compreensão e de cumplicidade. É uma ruptura e um melhoramento. É um ser mais. Uma doação. É o amor que ganha forma e expressão. O acolhimento é um misturar-se. É comunidade, partilha fraterna. É missão acontecendo, é Deus presente. É contemplação. O Espírito de Deus sopra onde quer, missão cristã [e como vento acontece onde quer, mas deve ser vivificada por esperanças humanas, por menores que elas sejam. (Mt25)

O acontecer da missão é leveza, atrai e fascina. Entramos na contemplação e apaixonamos pelo modo simples como Deus vai ao encontro de cada pessoa em seu universo pluricultural. Não é a cultura ou as culturas que alimentam a fé e nem a fé quem as alimenta. As duas se amadurecem e se purificam quando se deixam encontrar. Deus é acolhido no coração da pessoa e provoca esse acontecimento que simplesmente a envolve, seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir (Jr20,7). Contemplamos, isto é, admiramos profundamente essa missão em nós que agora é de todos nós; pela vivência dos sacramentos e pela profissão de fé.

O mais importante é a missão que acontece pela ação do espirito de Deus. O missionário e seus esquemas não tornam a missão mais importante. O missionário é importante enquanto pessoa, imagem e semelhança de Deus, a atividade missionária que ele exerce é importante por si mesma. Tão importante que, sem dúvida, merece nossas reuniões e nossos esquemas, para não desviarmos no caminho proposto pelo evangelho.

É a graça de Deus que tem êxito em nossa atividade missionária. Pela graça o missionário realiza obras maravilhosas aos seus olhos e aos olhos da comunidade. Quando o missionário é bem sucedido em sua missão compete-lhe revisar seus esquemas e agradecer a Deus a graça concedida para o acontecer da missão. Os esquemas, projetos, programas de ação missionária servem para balizar nosso agir, é referência para avaliação posterior. Mas a graça superabunda nossos esquemas.

A missão é de Deus, não esqueçamos. Ao avaliar um trabalho missionário realizado  façamo-lo com o olhar da graça, não dos cálculos quantitativos. É verdade que viver assim a missão nos põe numa situação perigosa. A missão acontece na flexibilidade e leveza dos métodos, a maneira do “bungee jumping” (lançar-se no vazio, amarrado e pendurado por um elástico), a Missão que envia, só Deus sabe onde, para as realidades humanas e volta a conduzir a fonte mediante uma força flexível: envio perigoso na densidade de culturas, necessidades, olhares...e volta apoiado no gancho do Evangelho para avaliarmos o acontecimento missionário.