"Por Deus, tenham um blog!" Papa Bento XVI


Coragem, Levanta-te! Jesus te Chama!


sábado, 13 de julho de 2013

A Palavra de Deus e o Rosário ao redor da fogueira.
 
Nestes um ano e sete meses de nossa presença missionária entre este povo de Deus, aprendemos muito: a perseverança na fé que possuem e o amor a Igreja, mesmo nos tempos difíceis da guerra ou vivendo em campos de refugiados, a doação de vida, o entusiasmo dos catequistas para procurar entender melhor a fé percorrendo longas distâncias, seja de bina (bicicleta) até mesmo a pé, para ajudar os irmãos na fé.
Percebemos que é comum as pessoas se reunirem em volta da fogueira seja à tardinha ou pela manhã para se aquecerem e conversar sobre a vida, contar histórias, resolver problemas de convivência, dar boas risadas, pois os povos que convivemos, Luvale e os Lunda Ndembo, tem grande senso de humor.
Percebemos que este momento, de estar em volta da fogueira, seria importante para lançar as sementes do Verbo, mas como “bons semeadores” era necessário preparar de maneira adequada o terreno para receber as sementes. Então, realizamos vários encontros para despertar o amor a Palavra de Deus e o seu entendimento (ainda estamos realizando estas atividades), apesar das dificuldades da compreensão da língua portuguesa, estamos satisfeitos com os frutos que estamos colhendo.
Realizamos uma pequena estatística sobre as famílias de nossa região missionária (Cavungo, Caianda e Lóvua): quantos tinham o sacramento do matrimônio, quantos filhos, se estavam na catequese, na escola, se possuía Bíblia, sobre os momentos de oração da família (em casa, nas refeições, no trabalho e a oração do rosário), sobre a participação na comunidade e se entendia a língua portuguesa.
Já foram entrevistadas 669 famílias, das quais:
·         16% possuem o sacramento do matrimônio (109 casados na Igreja – 560 não);
·         Filhos 2283 (54% mulheres – 46% homens)
·         14,5% possuem Bíblia em casa (97 sim – 572 não);
·         16,5% entende português (110 sim [alguém na família] – 559 não);
·         87,9 % rezam em casa;
·         85,8% rezam no trabalho;
·         85,5% rezam durante as refeições;
·         45% rezam o rosário;
·         50,9% participa de alguma atividade na comunidade (catequese 7,2%; coral 23,5%; carismático 11,5%; Legião de Maria 7%; Promaica, caritas, visitas 1,7%);
·         89,5% participam da missa;
·         89,3% participam da celebração da palavra.
Estes dados são superficiais, pois ainda não recebemos de todas as comunidades e também por que as pessoas tem dificuldades no entendimento do português, inclusive muitos catequistas que realizaram esta estatística, mas serve para nos orientar sobre os destinatários de nossa missão.
Com estes “dados” percebemos melhor este povo que Deus nos deu para amar. Como disse São Francisco de Assis: “Depois que Deus me deu irmãos Ele não precisa me dizer o que devo fazer”.
 Motivados pela reflexão destes dados estabelecemos como nossos objetivos:
·         Levá-los a Cultivar a maturidade de fé através da Bíblia: Grupos de reflexão bíblica, encontros de formação sobre a Bíblia...;
·         Desenvolver a devoção Mariana e fortalecer a identidade cristã católica;
·         Aproveitar e valorizar a cultura de estar ao redor da fogueira;
·         Estabelecer proximidade pela simplicidade da oração do rosário;
·         Trabalhar o senso de comunhão com CEAST (Conferência Episcopal de Angola e São Tomé – Projeto para o triênio 2014 a 2016 que tem como tema: “Reavivar a fé em Cristo” e o lema:  “Ser testemunha de Cristo” – 2014 “Missionários enraizados em Cristo” – 2015 “Reavivar a fé no Povo de Deus” – 2016  ”A Paróquia como centro de irradiação da fé e o ardor a Nova Evangelização”), Diocese, Paróquia e comunidades;
            Decidimos partilhar esta campanha na internet de maneira especial no facebook, porque muitas pessoas nos perguntam como podem ajudar nesta missão. Nossa congregação, Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, nos mantem economicamente, vivemos de maneira simples, não passamos necessidades, pedimos como o soldado romano, “Senhor, o meu servo está de cama, lá em casa, paralisado e sofrendo demais” (Mt 8,6). Acreditamos que o outro precisa mais do que nós.
            Agradecemos a tantas pessoas, comunidades, paróquias que já nos ajudaram, desta forma já entregamos 60 Bíblias aos catequistas e algumas comunidades. O preço de uma Bíblia é de 10 dólares americanos (1000 Kwanzas – aproximadamente 20 Reais) e o valor do rosário é de 50 centavos de dólar (50 Kwanzas – aproximadamente 1 Real) pedimos a colaboração de 21 Reais, mas se desejar doar mais será bem vindo rsrsrsrsr... quem desejar participar deve enviar um e-mail para renatosdn@yahoo.com.br ou poderá deixar um mensagem no facebook – Renato Dutra Borges ou João Benfica; que enviaremos o número da conta para depósito no banco do brasil.
            Partilhar a missão aquece o coração, a espiritualidade mariana, pela simplicidade fala ao coração das pessoas e as leva a assumir a missão que Deus oferece a todo ser humano, “faça-se em mim segundo a vossa Palavra” (Lc 1, 38). A Bíblia e o Rosário de Nossa Senhora para motivar ainda mais oração e a identidade católica deste povo.
 
 
Pe. Renato Dutra Borges, SDN
Pe. João Lúcio Gomes Benfica, SDN
 
 
 
 
 
 
 
 

3 comentários:

  1. fiquei encantada pelo projeto!!! E este censo que estão fazendo vai nos ajudar a fazer o nosso na paroquia São Lourenço, estamos nos preparando incentivados pelo pe. Luiz com a equipe missionária!! saudades, grande abraço!!

    ResponderExcluir
  2. fico feliz em contribuir de alguma forma!!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de receber mais detalhes desse pequeno censo se puder, será um auxílio para organizar o nosso aqui.Bom dia, abraços!!

    ResponderExcluir