"Por Deus, tenham um blog!" Papa Bento XVI


Coragem, Levanta-te! Jesus te Chama!


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Começa curso no CCM para missionários além-fronteiras
Nacionais
Escrito por Fúlvio Costa   
Ter, 30 de Agosto de 2011 18:03
Um grupo de 35 pessoas participa desde o dia 28, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília, do Curso de Extensão Ad Gentes, para missionários enviados além-fronteiras. Promovido pelo CCM em parceria com o Instituto de Filosofia Berthier (IFIBE) de Passo Fundo (RS), tem por objetivo qualificar e capacitar os futuros missionários através das dimensões humana, espiritual, intelectual e prática (presbiteral, religiosa e leiga) que são enviados a países e situações tipicamente missionários nos cinco continentes.
“É uma primeira preparação que quer dispor a pessoa nesse tipo de missão fora do próprio ambiente cultural, da própria Igreja, numa situação completamente nova”, explicou o diretor do CCM, padre Estêvão Raschietti. Segundo ele, os cursistas são convidados ao longo do curso, que tem duração de quase dois meses, a se despojar das raízes culturais, dos seus familiares. “Para fazer isso o missionário tem que ter fortes motivações”, comentou Raschietti.
Mais do que aprofundar as motivações pessoais, o curso também dá orientações sobre a compreensão, a visão dos desafios missionários, além de aprofundamentos bíblicos, teológicos e históricos da missão. Fornecesse aos participantes referenciais essenciais teóricos e práticos para a ação missionária, recorrendo a vários tipos de mediações inter-disciplinares.
De acordo com padre Estevão, o curso será concluído, em setembro, com três dias de espiritualidade missionária. Cinco conferências irão ilustrar os desafios missionários nos cinco continentes, que ficará a cargo dos padres das Pontifícias Obras Missionárias.
Flávio Francesco Soares Schmidt, 27, leigo missionário comboniano, se prepara no curso do CCM para uma experiência de dois anos em Moçambique, no continente africano. Sua partida deverá ocorrer em janeiro do próximo ano. “A motivação é a própria experiência missionária em Moçambique. Irei ficar lá um bom tempo e isso requer preparo. Acredito que o curso nos oferecerá bons mecanismos e indicativos para o êxito de todos nós”, justificou.
A religiosa baiana, Vilma de Oliveira, 36, da Congregação Irmãs de São José, de Passo Fundo (RS), também busca no curso o preparo para as exigências missionárias que ela sabe que irá encontrar em Moçambique, África. “Será um tempo de despojamento em que eu irei atender as necessidades do povo africano por três anos”, disse. A religiosa revelou a maior motivação do período missionário que viverá no país africano. “Eu e minha Congregação sentimos que precisamos dar nossa contribuição ao povo que deu muito ao povo brasileiro; o Brasil tem uma dívida histórica com aquele continente e nós queremos fazer nossa parte”, afirmou.
Para Vilma, o curso oferece um direcionamento singular para o entendimento da cultura dos povos, bem como sobre aspectos da missão afetiva, intelectual, humana, espiritual e prática. “O curso nos faz entender que somos missionários para somar com os povos, construir com eles sem interferir na sua cultura”.
Também vai fazer sua primeira experiência além-fronteiras o padre da Congregação dos missionários sacramentinos de Nossa Senhora, João Lúcio Gomes Benfica. Para ele, a formação tem mais do que conhecimento para oferecer aos participantes. “Mais do que trazer conhecimento, o curso vem lançar um olhar para a própria pessoa e nos fazer entender que temos que nos vê no processo. Acredito que o curso quer, portanto, vai me situar dentro do processo dessa perspectiva que eu vou assumir”.
Missão, para o padre João Lúcio, é levar a palavra de Deus no meio da diferença dos povos. “Missão é partir e anunciar a Palavra de Deus; despertar as pessoas para a figura de Jesus e fazê-las assumir a sua causa e, mais do que fazer discípulos e missionários, é a gente hoje viver a fé no meio de um povo diferente”.
Português para missionários estrangeiros
Paralelamente ao curso Ad Gentes, acontece no CCM, o curso de aperfeiçoamento em língua portuguesa para missionários estrangeiros. A formação reúne dez pessoas, sendo sete sacerdotes e três religiosas de noves países entre os dias 28 de agosto e 23 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário