"Por Deus, tenham um blog!" Papa Bento XVI


Coragem, Levanta-te! Jesus te Chama!


quarta-feira, 28 de novembro de 2012


Conferencia Episcopal de Angola e S. Tomé

Comunicado de imprensa

Sob a presidência de . Ex.cia Rev.ma Sr. D. Gabriel Mbilingi, Arcebispo do Lubango e Presidente da CEA T decorreu de 14 a 21 do mês e ano em curso, na sala de reuniões da CEAST, a segunda Assembleia Plenária Ordinária que contou com a presença de todos os Prelados da Conferência e de S. Ex.cia Rev.ma Sr. D. Novatus Rugambwa Núncio Apostólico em Angola e S. Tomé, convidado para a sessão de abertura. Saudações especiais foram dadas às suas Ex.cias Reverendíssimas D. Zeferino Zeca Martins, novo membro da Conferência e ao novo Arcebispo de Malanje, D. Benedito Roberto.

DELIBERÕES

Os Bispos presentes na Plenária aprovaram:

·         A Mensagem Pastoral Família e Cultura;

·         A Nota Pastoral sobre a Problemática da Feitiçaria e as suas Implicações na vida

o   Eclesial;

·         A Nota sobre a proclamação do Ano da Fé a nível nacional.

·         A realizão do I Congresso Eucarístico Nacional;

·         A interrupção do sexénio implementado no ano transacto nos Seminários Maiores de Angola.

·         E foram realizadas eleições para a renovação de mandatos que ditaram os seguintes resultados: presidente D. Gabriel Mbilingi; Vice presitente D. Filomeno do Nascimento Vieira Dia; Secretário Geral D. Emílio Sumbelelo; Secretário Geral adjunto D. António Francisco Jaca. (Cf. Folha anexa).

 

Conclusões e recomendações

·         Os Bispos congratularam-se com a realização das eleições gerais em Agosto passado, que decorreram num ambiente de paz harmonia, irmandade e segurança, apesar das falhas verificadas que fizeram com que muitos cidadãos não exercitassem o seu dever cívico. Outrossim, encorajam todas as forças vivas do país a trabalharem afincadamente para a implantação duma verdadeira cultura democrática.

·         Os Bispos analisaram o dossier Rádio Eclesia e reiteram o desejo de que este instrumento essencial de evangelização se estenda a todas Dioceses do nosso País.

·         Receberam com agrado a notícia sobre os fiéis que, na Diocese de Cabinda, retomaram a comunhão eclesial.

·         Reflectindo sobre a qualidade das celebrações litúrgicas nas dioceses, os Bispos constataram alguns de vios e atropelos preocupantes que ofuscam e empobrecem os actos litúrgicos, tendo, para o efeito, recomendado maior cuidado, disciplina e conhecimento profundo da Instrução Geral do Missal Romano e do Cerimonial dos Bispos, além do maior envolvimento dos rmssionanos nas actividades de evangelização e catequese. Outrossim, recomendam um programa de estudo da Exortação Pós Sinodal Africae Munus.

·         Ouvidos os relatórios das Dioceses, os Bispos constataram um crescimento na implementação dos projectos sociais que estão pouco a pouco, a atenuar os índices de sofrimento das populações, não obstante a inoperatividade de muitas obras inauguradas há bastante tempo (escolas e postos médicos) e o espectro de fome que ainda paira em algumas partes do nosso país, tendo apelado à solidariedade de todos para com os irmãos atingidos.

·         Também constataram com alguma tristeza e apreensão a manifestação de alguns sinais de regionalismos e o incremento da crença na feitiçaria atitudes que em nada abonam à consolidação da paz social e à vivência da fé autêntica, incorrendo em penas de interdição e suspensão temporárias todos aqueles fiéis leigos, religiosos e religiosas e sacerdotes que recorrerem e fomentarem a prática da feitiçaria.

·         Devido a certos abusos aberrações e baixezas que se verificam nas celebrações dos óbitos e funerais, os Bispos manifestaram muita preocupação e apelam ao respeito pelos irmãos que já partiram, conferindo maior dignidade aos cemitérios.

 

AUDIÊNCIAS E CELEBRAÇÕES

No decurso dos trabalhos foram recebidas as seguintes delegações:

 

·         Os Delegados da CEAST ao Congresso Panafricano dos Leigos Católicos que teve lugar em YAUDÉ - Camarões de quem receberam informações sobre o evento e suas implicações nas nossas acções pastorais.

·         O Secretário executivo da Comissão Episcopal de Justiça e Paz, que apresentou aos Prelados o Relatório sobre as eleições gerais em Angola, tendo os Bispos louvado e ratificado o trabalho realizado, bem como a iniciativa, sem, contudo, deixar de lamentar o facto de o número de observadores da Igreja Católica não ter sido proporcional à sua representatividade no País.

·         A Comissão Episcopal da Pastoral Juvenil de quem receberam informações úteis sobre os preparativos da Jornada Mundial da Juventude, a ter lugar no Rio de Janeiro, na última quinzena de Julho de 2013.

·         ´A Delegação da Direcção Principal de Saúde do Estado-Maior das F AA, chefiada pelo Tenente General Médico Aires Africano, com a qual se aprofundaram os termos de cooperação entre os Serviços de Saúde das F AA e a CEAST.

·         Os Bispos foram também informados, pelos respectivos delegados, sobre o VII Encontro Mundial das Famílias que teve lugar em Milão em Junho passado, sobre os compromissos da CEAST na IMBISA; sobre os resultados do encontro dos Bispos da lusofonia que teve lugar em Tirnor-leste, em Setembro passado; e sobre o Sínodo dos Bispos que teve lugar em Roma, em Outubro último.

·         Por fim, no último domingo, dia 18, numa solene concelebração, 'na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, os Bispos proclamaram a abertura do Ano da Fé a nível nacional e conferiram posse ao recém-criado Secretariado Nacional do Apostolado dos Leigos.

 

 

Luanda, 21 de Novembro de 2012

 

BISPOS DA CEAST

Nenhum comentário:

Postar um comentário